DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Conheça os impactos do Design Sustentável!

            O conceito “Desenvolvimento Sustentável” surgiu em 1987, definido pela Comissão Mundial para o Ambiente - ONU, com a ideia de que as necessidades do presente, não comprometesse o futuro das próximas gerações e a capacidade de suprirem suas próprias necessidades. O processo histórico mundial dos últimos séculos nos levou à exploração excessiva de recursos naturais, causando um enorme colapso climático, social e político, que tende a piorar se nada for feito. Portanto, um desenvolvimento sustentável deveria ser em prol da: erradicação da pobreza, segurança alimentar, gerenciamento consciente dos recursos naturais e humanos, de maneira igualitária e inclusiva. 

EDIÇÃO 001

JULHO 2022

“SUSTENTABILIDADE: Capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema”

                    Inclusive pela sua característica interdisciplinar, o papel do Design den-

tro do sistema econômico vigente é bastante amplo e não seria diferente ao pensarmos o Design para a sustentabilidade. Seja na área de interiores, gráfico, produto, serviço, moda, etc… um design sustentável é focado na promoção de impacto social e ambiental. Manzini e Velozzi, no livro “O desenvolvimento de produtos sustentáveis" propõem que os produtos deveriam levar em consideração recursos renováveis, otimizar tempo e recurso humano, não acumular lixo e, sobretudo, a garantia dos direitos humanos.

                      Através do avanço tecnológico ao longo dos anos a sociedade perce-

be os impactos do consumo desenfreado ligados ao seu ciclo de produção. Algumas pautas voltadas para o Design relacionadas a uma projeção consciente abrangem os termos Design Social, Eco Design e Design Sustentável, ambos buscam a perspectiva de um questionamento e uma reflexão sobre nossas reais necessidades de consumo. Atualmente vive-se uma constante fase de sistemas e produtos obsoletos (ultrapassados). A projeção de novas necessidades estimulou fortemente o sistema capitalista a propagar ideologicamente o uso do sistema obsoleto. Segundo Brandão, estilo pode definir a durabilidade de um objeto, pois ele pode ficar “fora de moda” num curto espaço de tempo. As vendas podem ser potencializadas através das projeções de tendências, porém tornou-se um problema constante para o desenvolvimento da sustentabilidade (BRANDÃO, 2007, p.23). 

                    A sustentabilidade tem um papel interdisciplinar nas mais variadas áre-

as do conhecimento, esse fator torna-se cada vez mais imprescindível para que a produção de conhecimento científico possa fortalecer sua base argumentativa, gerando assim, possibilidades assertivas baseadas em soluções palpáveis para um desenvolvimento real com menos impacto. Segundo Guattari (1990), a perspectiva pode ser ampliada através de relações entre as várias áreas do saber, proporcionando uma maior abrangência no campo de visão das possibilidades e conexões de soluções diversas. Segundo Pazmino (2007), o design sustentável constitui um processo abrangente e complexo que contempla que o produto seja economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente equitativo.

Exemplos de Projetos

Clique nas imagens para ler mais

2022-07-11 (2).png

3seeds

Marca de roupa feminina com preocupações ecológicas.

2022-07-10 (10).png

Escorredor de louças sustentável

Esse projeto busca reutilizar a água da louça para irrigar a planta.

2022-07-10 (2).png

Embalagem sustentável de sabonete

Embalagem para sabonete, feita com bucha vegetal.

2022-07-10 (4).png

Favo

Mobiliário urbano sustentável

2022-07-10.png

Da Terra

Embalagens ecosustentáveis

Exemplos de Apps

Molécoola

             O aplicativo Molécoola, criado pela startup de mesmo nome, lançado em

outubro de 2020, tem o intuito de criar um ciclo de fidelidade ambiental, gerando benefícios a todas as partes envolvidas. 

 

tra em situação de vulnerabilidade social, gerando oportunidade de renda, tornando-os empreendedores das microfranquias da empresa.
             O app funciona com recompensas para seus consumidores, a cada pro-duto que entregam nos pontos de coleta, localizados em mercados e outros pontos de varejos. 
              A pontuação que for conquistada no app pode ser trocada por produtos

e serviços dos estabelecimentos parceiros. 

              Através da reciclagem, o aplicativo também auxilia pessoas que se encon-

Untitled design (1).png

Cique para baixar

Untitled design (11)_edited.png

Cique para baixar

Telite

             A empresa Telite foi criada em 2011, por Leonardo Retto, focada na produção de telhas feitas 100% com materiais reciclados. 

          Está investindo também em tecnologia para a produção de telhas acopladas com grafeno, material que gera energia fotovoltaica (eletricidade a partir de luz solar). Fazendo uso dessa tecnologia, de acordo com a empresa: “permite que cada placa de telha, 1,90m x 1,10m, tenha capacidade de gerar até 150 Kwh por mês.”, que, com base na média nacional de consumo de energia, indicaria que com apenas duas dessas placas de telha, será possível abastecer uma casa, com energia elétrica, por trinta dias.
                     O aplicativo foi desenvolvido, e lançado em junho de 2021, para conec-tar os consumidores com a indústria, beneficiando a empresa e o consumidor, que consegue trocar seus resíduos por dinheiro.  O valor pago é definido pelo tipo e pela quantidade de material entregue.

Descarte Rápido

            Roberta Pinheiro, empresária e especialista em sustentabilidade, iden-tificou a falta de informações disponíveis para as pessoas que desejam fazer o descarte correto de seus resíduos. Por isso, através da sua startup, “Boas Atitudes e Responsabilidade”, criou o aplicativo, com o intuito de juntar todas as informações e ferramentas para o descarte correto em uma única plataforma. 
             O aplicativo, lançado em dezembro de 2019, possui um mapa com os pontos de coleta de cada tipo de resíduos a serem descartados, ensina seus usuários a fazer a separação correta dos tipos de lixos e também dá dicas de produtos sustentáveis. As próprias empresas cadastram seus pontos de coleta.

Untitled design (8).png

Cique para baixar

Untitled design (4).png

Cique para baixar

Cataki

              Aplicativo criado pelo projeto “Pick My Carroça”,  que foi lançado em junho

de 2017 com o objetivo de conectar profissionais de reciclagem com os usuários.
              O app disponibiliza a localização de catadores em tempo real, assim o usuário tem acesso aos dados básicos e os tipos de resíduos pelos quais o catador se responsabiliza. Após analisar as opções de catadores, o usuário faz uma solicitação de coleta, sendo feito o pagamento diretamente ao prestador, o que contribui com a renda dos catadores. 

Recicla Retrô

            O Recicla Retrô é um jogo multiplataforma, que tem como objetivo ensinar seus usuários sobre a reciclagem. Ele consiste em um jogo no qual a pessoa deve separar os resíduos, que vem por uma esteira, da forma correta, escolhendo entre uma das categorias mostradas nas lixeiras, que contam com as categorias: plástico (vermelho), papel (azul), vidro (verde), metal (amarelo), ou descartáveis (marrom, no fim da esteira). O jogador ele ganha ponto por cada resíduo separado, quando ele erra três vezes, ele perde. 
              O jogo surgiu por causa de um concurso de jogos educativos, focados em

ajudar a cuidar do verde urbano das cidades, dos resíduos sólidos, da água e da biodiversidade, o Desafio EcoRecife. 
              Foi desenvolvido para atender a diversas plataformas, como tablets, celu-

lares, computadores pessoais, além de uma versão web. Criado pelos universitários: Geraldo Júnior e Roberta Gouveia (UFRPE), e Rafaella Nascimento e Gabriel Junior (UPE).  

Início do Jogo

2022-07-09 (7).png

Clique aqui para acessar